“Se te fatigas correndo com os homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?” (Jeremias 12:5)
“Porque até os teus irmãos e a casa de teu pai, eles próprios procedem perfidamente contigo; eles mesmos te perseguem com fortes gritos. Não te fies deles ainda que TE DIGAM COISAS BOAS.” (Jr 12:6)
O profeta Jeremias questionou a Deus por causa da conspiração (deserto) que os perversos o estavam fazendo passar e Deus lhe respondeu com os versículos acima.
Deus mostrou para Jeremias que ele deveria fazer uso de armas sobrenaturais para vencer o deserto.
Os “homens a pé” representam os homens perversos que o perseguiam e os “que vão a cavalo” representam os demônios, que são espíritos e não descansam. A “terra de paz” representa a presença de Deus e a “floresta do Jordão” representa o mundo, cheio de feras selvagens.
Logo depois, Deus faz com que Jeremias entendesse que as perseguições não viriam somente dos inimigos declarados e sim, com mais força ainda, dos da sua “casa”.
A “casa de teu pai” representa a igreja e os “teus irmãos” representa o povo da igreja que é o joio e infelizmente é a maioria. Dentre eles se encontram membros, obreiros e até pastores.
“Ainda que te digam coisas boas” representa os espíritos enganadores que se fazem de bonzinhos para perverterem e esfriarem o povo de Deus.
Então, sem a forma de parábola, esses versículos ficariam assim:
“Se te fatigas correndo com os homens perversos, como poderás vencer os demônios? Se na presença de Deus não te sentes seguro, que farás no mundo?”
“Porque até os membros da igreja, eles próprios procedem perfidamente contigo; eles mesmos te perseguem com fortes gritos. Não se deixe enganar ainda que te digam coisas boas.”
Deus abençoe a todos!
2 comentários:
MUito forte, vou passar para os evangelistas!!!
Muito Bom.
Postar um comentário