segunda-feira, 21 de maio de 2012

Prosperar é dom de Deus, miséria é maldição e o amor do dinheiro é raiz de todos os males.


"Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.
Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.
Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.
Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores." (1Tm 6:7-10)

Nesta passagem, Paulo nos lembra que do pó viemos e para o pó voltaremos sem trazer e levar nada.
Também nos lembra que existe uma linha muito tênue entre prosperar e QUERER ficar rico.
De fato, o que QUER ficar rico, cedo ou tarde, cairá em tentação e cilada. Sabe porque?
Porque a prosperidade é dom de Deus e assim como qualquer outro dom que vem D'ele, é dado somente por Ele. É essa a diferença.
O que QUER ficar rico, mesmo estando na presença de Deus, está buscando esta riqueza com a força de seus braços e cedo ou tarde vai sair da presença D'ele por amar o dinheiro mais do que a Deus.
Salomão é o maior exemplo do dom de prosperar vindo de Deus.
Ele nunca pediu um centavo sequer para Deus, mas sim sabedoria. E Deus, se agradando do seu pedido, o presenteou com o dom da prosperidade.

"Também, até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória..." (1Rs 3:13)

E no livro de Eclesiastes o próprio Salomão confirma o dom de prosperidade dado por Deus:

"Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.
Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida, porquanto Deus lhe enche o coração de alegria." (Ec 5:19)

Por isso, temos que buscar o dom da prosperidade em Deus, tomando cuidado para não cair na cilada de QUERER ficar rico "na marra".
Como fazer isso?
Paulo continua:

"Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.
Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.
Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!
Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida." (1Tm 6:11-19)

E lembre-se!
Prosperar significa ser bem sucedido, obter bons resultados, ser feliz. Prosperidade é mais do que dinheiro: é realização, felicidade, paz, trabalho (com prazer, sabendo desfrutar dele), comer e ter momentos de lazer individual e familiar. 

E se prosperar é dom de Deus, de quem será o "dom" da miséria?
Do diabo, é claro! 
O amor do dinheiro, que é a raiz de todos os males, também é "dom" do diabo.
Não seja escravo do dinheiro e sim faça dele o seu escravo!

Meditem nesta mensagem e que Deus os abençoe abundantemente com o dom da prosperidade!
Até a próxima!

30 comentários:

F10 disse...

Obreiro Fabio, me diz onde você encontra o entendimento nesses textos biblicos citados de que a prosperidade é um dom? Meu caro Obreiro Fabio, os dons de Deus são os dados pelo Espirito Santo e estão descritos (1Corintios 12: 1-11).

Prosperar é uma benção da parte de Deus que está muito mais sujeita aos meus esforços pessoais terrenos do que pela propria vontade de Deus até porque ele sabe o que se passa em nosso interior e se o que temos ou pedimos vai afetar nosso relacionamento com Ele. Como você pode citar Timoteo pra ter base nesse "dom de prosperidade"? as cartas de Paulo a Timoteo são de ordem eclesiatica, ou seja, ele quiz passar para Timoteo como ele deveria proceder em sua vida como pregador da palavra assim como dos demais daquela igreja.

Esses aqui são os dons de Deus, depois falamos biblicamente sobre prosperidade( da qual gosto e quero):

Os 9 dons espirituais:

O apóstolo Paulo diz aos Coríntios: “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. Portanto vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo.
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro a operação de milagres; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a diversidade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer” (1 Cor. 12:1-11).

- Primeiramente observe bem que os dons são dados a cada um para o que for útil, logo, se alguém achar que tem um dom e não conseguir trabalhar com ele, o tornando sem serventia, pode ser que esse dom seja apenas uma ilusão, ou um desejo humano. "Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?" (Hb 2:4)

- É importante lembrar que os dons de Deus são sem arrependimento, isto é, são irrevogáveis, Deus não se arrepende de dar os dons, o que acontece é que muitas vezes a pessoa que recebe os dons prefere não usá-los. "Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento." (Rm 8:29)
- Podemos observar nessa passagem a descrição de alguns do dons espirituais, os quais veremos a seguir com maior detalhes:

1) Palavra de sabedoria: não é como a sabedoria humana, mas é a sabedoria divina sendo usada por pessoas, geralmente vem junto com uma palavra de consolo ou até mesmo um sermão.

"Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenho enchido do espírito da sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo; para que me administre o ofício sacerdotal."
(Ex 28:3),
"E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés" (Deu 34:9)
continua...

F10 disse...

continuando...
2) Palavra de Ciência ou Revelação: se relaciona muito com o dom da sabedoria, pois devem andar juntas.

"Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação" (Ef 2:17)

Significa dizer que Deus sempre nos revela seus desejos e propósitos, infelizmente as pessoas têm banalizado esse dom, achando que qualquer pensamento que lhe vêm à mente procede de Deus, mas para que haja realmente uso desse dom ele deve ser em santidade e de serventia para a igreja.

"E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho" (MT 2:12)


3) Fé: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Ef 2:8)

Essa fé em crer que Jesus pode o impossível, em crer na escrituras e em crer nos milagres que podem ser operados é um dom que Deus nos concede, pois pela nossa razão humana jamais teríamos a fé.


4) Cura: Dom que se relaciona a cura de doenças, a restauração da saúde física por meio da ação divina.

"E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa .E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda." (At 3: 4,5,6,)




5) Operação de milagres: pode ter relação com o dom de cura, mas neste caso esse dom se relaciona com todo o tipo de milagre. Jesus era especialista em realizar milagres, tais como andar sobre as águas, multiplicar pães e ressuscitar mortos. Todos os feitos sobrenaturais que ocorrem em nossas vidas, sejam grandes ou pequenos, está relacionado com esse dom que Deus nos dá.

"E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas."
(I CO 12:28)


6) Profecia: não se relaciona necessariamente com coisas que ainda vão acontecer, mas é um dom baseado na vontade de Deus, nas sua exortação e fidelidade. É dado ao crente segundo a sua fé, se le não crer em profecia como receberá este dom? "De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;" (Rm 12:6)

O grande erro da igreja moderna ocorre quando se busca primeiro o profeta do que Deus, e quando o profeta se preocupa mais em profetizar do que buscar o Reino de Deus e a sua justiça.

Deve-se haver muito cuidado em achar que é Deus quem está falando quando na verdade não é, chama-se profecias da carne, pois as consequencias são terríveis.

"E acontecerá que, quando alguém ainda profetizar, seu pai e sua mãe, que o geraram, lhe dirão: Não viverás, porque falaste mentira em nome do Senhor; e seu pai e sua mãe, que o geraram, o traspassarão quando profetizar" ( Zac 13:3)

"Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome,que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou?Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele." (Dt 18:20,21,22)
continua...

F10 disse...

continua...

7) Discernimento de espíritos: é o dom que Deus dá a pessoa para discernir se uma profecia é de Deus ou não, se uma palavra provêm do Senhor, se um espírito é de Deus ou de Satanás. As pessoas que possuem esse dom dificilmente são enganadas ou confundidas.

"E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro." (Ez:44:23)

" Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal." (Hb 5:14)

8) Variedade de Línguas: podem ser línguas conhecidas na terra ou línguas desconhecidas que são as línguas dos anjos "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos..." (I Co 13:1)

Esse tipo de língua não se aprende e geralmente não é entendida pela congregação, quem fala língua estranha nunca fica fora de si como se estivesse em transe, mas tem perfeito domínio sobre seu espírito. "E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas." (I Co 14:32)

A bíblia afirma, no entanto que é muito mais importante a menção das palavras que podemos compreender do que palavras que não entendemos. "Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida." (I Co 14:19)

9) Interpretação de línguas: significa quando alguém consegue "traduzir" as línguas estranhas.

"E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete." (I Co 14:19)

CDI disse...

Muito obrigado pela pequena aula de teologia, mas não me serve de nada.
Os dons do qual o sr. escreveu, são dons ESPIRITUAIS para uso no ministério da Igreja de Cristo.
E se houvesse atenção no texto que leu no blog, saberia que o próprio Salomão confessou que sua prosperidade fora dada como dom de Deus. Assim como fora dada a Davi.
E foi com os FRUTOS deste dom que o Templo de Salomão foi construído. E como qualquer dom ESPIRITUAL, que precisa de consagração para ser desenvolvido, o dom de prosperidade precisa de muito trabalho. Nada cai do céu SEM SACRIFÍCIO!
Leia mais a bíblia, sem se preocupar em ficar decorando passagens, e verás que muitos receberam de Deus o dom da prosperidade. A começar por Abraão!
Deus te abençoe e que o ESPÍRITO SANTO lhe dê entendimento e não um cursinho de teologia.

F10 disse...

Bom caro obreiro Fabio, antes de mais nada tenho que confessar que erei ao expor logo no meu primeiro comentário em seu blog afirmando que a IURD é considerada uma seita por boa parte das igrejas cristãs do Brasil e do mundo. Percebo que peguei pesado indo direto aos finalmentes, por outro lado como estou acostumado a saber que a maioria dos membros da IURD são extremamente impacientes e grosseiros eu não me arrependo tanto assim. Acredito também que esse e outro comentário seja os últimos dados em seu blog. Não vou ficar entrando no seu mundo para atiçar seu temperamento e nem pra tira-lo de sua zona de conforto espiritual.
Pois vamos lá, eu não sou formado em teologia assim como acho que você não é. Agora, o mesmo termo que você usou pra mim dizendo que minha pequena aula de teologia não lhe serve de nada também se aplica aos textos que você tem publicado num canal de comunicação que é aberto ao mundo e que certamente tem a intenção que esse mundo(formado de pessoas como eu) ascese seu blog e leia seus textos e comente sobre eles. A diferença entre nós é que você possui tal blog e eu não possuo nenhum por entender que por mais que eu leia, estude, medite, reflita e conheça a palavra a responsabilidade de se publicar ensinamentos bíblicos é muito grande e exige extrema doze de paciência uma vez que lhe damos com pessoas de todos os tipos de pensamentos e reações que se possa imaginar.
E a sua reação aos meus comentários diz claramente que você não tem tal paciência pra lhe dar com o publico que visita seu blog. Sua teimosia em querer que eu revele minha identidade é boba pois o que importa ou importaria aqui é o que se escreve, a troca de informações, a simples manifestação do pró ou do contra. Mas você usa de uma provocação tola onde termos como “será que você é homem pra se revelar?” ou “onde está seu Deus? Ele não te protege?” e achar que por isso não sou convertido. Isso reflete que além de não saber lhe dar com seus visitantes você reflete exatamente o comportamento comum aos membros da IURD que gostam de guerrear com pessoas e não tem a menor sabedoria em lhe dar com aqueles que batem de frente com vocês. Se não quero me revelar de que importa? A internet é isso aí mesmo, nem todos revelam sua identidade. Se me sinto mais a vontade em não me identificar que diferença vai fazer pra você? A problemática aqui não é minha identidade e sim o que escrevo e o que você escreve. Não entendo como alguém que lhe dá com internet não sabe disso? O dia que você achar que seus visitantes que se revelam são realmente eles é porque você á mais ingênuo que se possa imaginar, por tanto, saiba que o F10 vai ser o F10 e pronto!
Vamos lá, já passou pela sua cabeça que você está divulgando uma heresia? As heresias são faladas o tempo todo pelo mundo todo e de varias maneiras e formas que vão da ingenuidade até a intenção maligna. Acredito que seu caso é o primeiro, ou seja, ingenuidade. Saiba obreiro que a insistência em assuntos que giram em torno da vida material não é particular da IURD até mesmo porque o Bispo nada mais nada menos usou um modelo de igreja norte-americano já existente a décadas e o trouxe para o Brasil. Esse modelo de igreja baseia-se nas seguintes formas: dar ao culto um ritmo mais acelerado e dinâmico, dar aos membros conforto com a introdução de uma atmosfera parecida com cinemas ou teatros, investir na construção de templos luxuosos e por fim para que isso seja possível; incentivar os membros a colaborarem para isso através das ofertas. E pra incentivar os membros a isso é preciso vender ilusões camufladas numa palavrinha quase magica, PROSPERIDADE.

Continua...

F10 disse...

Continuando...


Esse modelo de igreja norte-americano leva em conta a própria tradição local do consumismo e da riqueza que é característico dos Estados Unidos. Lá a prosperidade sempre foi um foco não apenas das igrejas mas do próprio governo que por sua vez é muito influenciado pela presença fortíssima da comunidade judaica, e aí que se entende algumas coisitas mais! Obreiro, a palavra de Deus tem sim promessas de prosperidade, porém, estão relacionadas muito mais ao judeus do que aqueles convertidos á Cristo. Se você não for capaz de fazer essa distinção será impossível até mesmo de se valer de qualquer possível promessa aos cristãos. Não dá pra falar biblicamente a fundo sobre essa diferença pois consome muito tempo e espaço. O fato é que se você ler todo o novo testamento pelo menos 5 vezes você não encontrará base na obtenção de bens materiais terrenos. Cristo não veio a esse mundo para te dar uma vida de abundancia como tantos usam o versículo 10 de João capitulo 9 para afirmar, esse versículo está num contexto de vida eterna, a abundancia ali é a de vida em eternidade e não de material. E muito outros versículos poderiam ser citados como exemplo de tentativas em se afirmar a tal prosperidade. O que se deve entender é que a vida terrena é terrena, e quer tenhamos pouco ou muito a diferença está em como eu encaro isso. É o mesmo que dizer que Jesus se sacrificou pra vivermos em bem estar nessa terra, isso é mentira pois o cristão tem que estar preparado para o contrario disso, ou seja, a perseguição, humilhação, abstinência da carne, amor aos inimigos e etc. Se sou rico isso é bom desde que eu saiba que tudo pertence a Deus.
Me diz uma coisa, quantos membros tem na igreja onde você vai? Essas pessoas conseguem as bênçãos materiais que pedem? Elas recebem o dobro, ou dez vezes mais do que dão? As vezes sim as vezes não, não é mesmo? E você dirá que depende da Fé. Agora me diz, se a Fé é um dom do Espírito Santo dado a quem ele quer como tantas pessoas vão conseguir tal Fé? Qual a logica de se pregar que nós seremos cabeça e não cauda se num regime capitalista sempre vai haver os empregados e os patrões? Se todos os brasileiros estivessem na igreja hoje como faríamos para botar todos como chefes e receber os mesmos salários? Não existe logica nessas pregações. Os judeus sim, foram chamados para serem cabeça. Os três pilares da vida judaica são: o bem estar da família, o bem estar na saúde e o bem estar nas finanças. Isso porque são judeus e como judeus que seguem a torá que é o velho testamento estão sobre essas promessas. Por isso Israel é o que é. Nossa maior herança vinda do judaísmo é próprio Cristo(que foi judeu filho de Davi) que veio para os seus mas os seus o rejeitaram de forma que a salvação se estende a todos aqueles que creem que Jesus é o messias. Nós como seguidores de Cristo estamos sujeitos as suas palavras e mandamentos que por sua vez não nos promete o mesmo que foi prometido por Deus aos judeus, no entanto, eu posso pedir sim o bem estar da família, da minha saúde e das minhas finanças mas não por achar que isso é promessa e muito menos dom, mas por saber que Cristo liberta e unifica a família, cura as enfermidades e é superior as minhas finanças.

F10 disse...

Continua...

Você disse que Davi e Salomão receberam o dom da prosperidade! Cite as palavras de Deus dizendo que estava dando o dom da prosperidade a Davi ou Salomão. Meu caro, apesar dessa palavra dom não existir no contexto da vida de Davi e Salomão você poderia poeticamente dizer que tais homens receberam o dom de prosperar, entendeu? Você não pode afirmar algo que não existe na palavra mas você pode expressar poeticamente ou alegoricamente um entendimento particular seu desde que você deixe isso claro. O máximo que você vai ter de dom na bíblia fora os citados em 1Corintios 12: 1-11 é a expressão poética descrita em Eclesiastes 5: 19 onde o escritor diz que algumas coisas boas ele via na vida, entre elas o homem que sendo rico sabia gozar do bem de seu trabalho e que essa sabia maneira de viver é um dom de Deus. Leia! De forma que o que foi dado a Davi e Salomão além de uma promessa a eles era um cumprimento das promessas feitas lá a traz a Abraão, Isaque e Jacó pois toda a historia de Israel é em cumprimento a esse grande projeto de Deus aos judeus. E falando em Abrão nós cristãos somos coerdeiros de sua fé conforme Romanos 4 mas é da fé e não das promessas especificas aos judeus. Somos herdeiros da fé de Abrão porque ele foi o pai da fé e pai das nações pois tudo começou através de sua fé. Somos herdeiros da salvação em Cristo mediante a fé manifestada anteriormente por Abraão, você entende isso? Que nações são essas citadas á Abraão? É simples: Abraão foi pai da nação de Israel que por sua vez se espalhou pelo mundo a fora através das escravidões as quais Israel teve que se sujeitar e pela dispersão dos judeus pelo mundo de tal forma que há judeus em todas as partes. O exemplo mais claro disso foi o de José que de escravo chegou a ser governador do Egito. E como a nossa salvação vem de Jesus que era judeu nós fazemos parte dessas “nações” pois também estamos espalhados por todo o mundo. Entendeu?

F10 disse...

Continuando...


Pois bem, o que acontece obreiro é que prosperidade é algo fácil de pregar pois todos querem. É a velha tática de dar ao povo o que eles querem. Porém, o evangelho de Cristo é superior a esse entendimento. Quanto mais nos determos a essa vida mais nós vamos perde-la. Os pastores andam tão malucos que parecem robôs falando a mesma ladainha o tempo todo! O texto de Timóteo que você citou fala justamente para não se ater as riquezas. A malandragem é tão grande que os pastores usam isso pra faze-los achar que devem ser grandes ofertantes e dizimistas por conta de que não podemos nos ater a riquezas, isso é manipular de forma malandra a palavra de Deus pois a primicia de que eu devo ofertar e dizimar entendendo que não devo ser apegado ao dinheiro é verdadeira mas a outra primícia que é a de não buscar a riqueza é superior, sendo assim eu não posso cumprir uma e menosprezar a outra. Eu não posso menosprezar as primícias de Cristo. Por que é tão difícil entender que dizimo é dizimo e oferta é oferta? Por que que entre a entrega de um jornal ou um anel eu devo ofertar? Por que que durante uma reunião se pede 2,3,4,5 vezes uma oferta? Como eu posso dizer que isso é fé inteligente? Não tem cabimento nenhum em se pedir tanto! A igreja obreiro não precisa ser bonita, confortável e etc, a igreja precisa ser referencia de Cristo nessa terra, não importa se é grande ou pequena, se tem poltronas macias ou de madeira! Quantas vezes eu vi e vejo pessoas darem o seu melhor, chorarem, se humilharem diante de Deus e não conseguirem sucesso?! Quantas pessoas que estão dando o seu melhor a anos e estão no mesmo lugar?! O pior disso tudo é que essas pessoas são pessoas simples, humildes, pais, mães, filhos que estão se torturando porque acham que precisam ser cabeça! Colocou-se uma ideia de quem não prospero não tem fé, não Deus! Pelo amor de Cristo, o que é isso?!!! Hoje se eu não tenho o que quero eu culpo a minha postura diante da vida e não pela minha suposta falta de fé. Eu busco coisas grandes mas se eu ainda não consegui eu sei que é por minha acomodação e incompetência. Mas sei sim a diferença de não conseguir algo por entender que o maligno está querendo barrar tal situação e quando percebo tenho que expulsar esse mal.
Estamos vivendo dias de apostasia obreiro e duro entender que isso está mais perto de nós do que pensamos. Está na igreja, está nos pastores, está nos bispos! E não é só na IURD não, são de varias. Mas como disse muitas das vezes isso ocorre de maneira ingênua e não por mau.
Se você não conseguir separar seu amor a IURD e ao Bispo Macedo da palavra ,você nunca vai conseguir elevar seu padrão de vida espiritual.
E saiba de uma coisa, eu não tenho decorado trechos bíblicos mas te pergunto, que mau haveria em decora-los? O que importa é como os uso! Eu gostaria de um dia sentir que estou conversando com alguém da IURD é exerce a tranquilidade em falar das questões relativas a igreja e a palavra.
No demais obreiro Fabio deixo para um próximo e provável ultimo comentário em seu blog o restante de minhas palavras. Creu que como antes já que você mesmo disse, a minha aulinha de teologia não vai te valer de nada. Mas acredito que nada possa te valer de nada a não ser viver no seu mundo onde as palavras do Bispo Edir Macedo são as únicas realmente levadas a serio, ele sim é capaz de dar a você uma aceitável aula de teologia.

F10 disse...

Quero fazer uma resalva quanto ao qud postei. Quando digo que o maximo que se pode achar da palavra dom eu quero dizer em relação as riquezas. Isso porque há outros versiculos contendo essa palavra. Mas há também em Eclesiaste 3.13 a palavra dom no mesmo contexto do 5.19.
Não precisa vim com deboche dizendo que fico tentando consertar meus erros e pra fico horas com a cara na biblia!! Por outro lado, a biblia é isso mesmo, tem que lê e reler sempre.

Aline disse...

A “fé inteligente” é uma expressão cunhada por Edir Macedo, que significa uma crença que não se baseia no emocional, mas em uma força sobrenatural apoiada por experiências reais. Nos cultos e na tv é comum o pastor se referir ao público pedindo-lhe para não se deixar mover pelo sentimento, demonstrando assim “atitudes de fé verdadeira”. Em boas palavras, assinar um cheque de 1000 reais no momento em que o pastor pede, com a consciência do retorno garantido daquele dinheiro multiplicado pelo tamanho da fé com que foi depositado, é um belo exemplo de uma atitude assim. Há uma estranha inversão de parâmetros aqui, quando normalmente o que deve impedir uma pessoa de doar seu dinheiro espontaneamente para fundos escusos é a razão, os pastores dizem que é a emoção, o que confere um ar de irracionalidade ao indivíduo que prefere ficar com o próprio dinheiro.

Para compreender este e outros conceitos, os pilares de pregação da IURD, os meios pelos quais a Universal age e cresce tão vertiginosamente, não é recomendado ficar parado. Se a IURD ganha mais terreno a cada dia, é porque tem dinheiro para se expandir, se tem dinheiro, é porque as pessoas doam, e se doam mesmo passando por toda sorte de dificuldades na vida, tem de haver um motivo. Fui à sede de Júlio de Castilhos nos dias de maior movimento e pude olhar nos olhos dos desesperados e necessitados que oram, clamam e dão tudo o que têm para abastecer os cofres dos templos.


Aula de Marketing com a Universal

Um dos diferenciais da Igreja Universal é a realização de cultos segmentados. Cada dia da semana é destinado a atingir um público. Nas palavras do pastor Maurício, “é para permitir que todos alcancem Jesus. Se não fizéssemos cultos para cada grupo, atingiríamos sempre o mesmo público, deixando de lado os que precisam de uma reunião mais voltada às suas necessidades”. O Congresso Empresarial é uma reunião voltada para comerciantes, empresários e pessoas com problemas financeiros em geral. Acontece na segunda-feira sob os cuidados do pastor Israel e é altamente propagandeado durante todo fim de semana pelos canais da Universal. No culto, Israel guia as orações dos 318 pastores presentes, determinando a vitória e o sucesso financeiro da platéia.

Era segunda-feira, entrei um pouco acuado pelo tamanho da estrutura interna do templo. Ao chegar, há uma espécie de lobby, uma ante-sala onde os freqüentadores conversam entre si ou recebem orientações dos pastores antes do início do culto. Ali ficam portas de vidro para o local real de celebração, uma enorme sala com incontáveis fileiras de bancos dispostos em conjuntos que cortam a sala verticalmente, todas obviamente de frente para o altar, que fica elevado a pouco mais de um metro e meio do chão. Cinco mil assentos compõem o espaço para o público.

Aline disse...

Às sete o movimento parecia fraco, mas o congresso empresarial é dia de casa cheia. Aos poucos chegam os fiéis, alguns de terno, carregando maletas, vindos direto do trabalho. Outros mais à vontade, vestindo roupas casuais e acompanhados da mulher e por vezes dos filhos. Antes do início do culto, os pastores correm as fileiras, parando para conversar com aquele senhor com cara de comerciante, o marido cheio de dívidas na loja ou a mulher com jeito de empresária. Neste dia, o público se distingue por ser mais bem arrumado, é a nata da Universal. Sentado, vendo a dedicação das centenas de pastores em ceder seu tempo e sua lábia para aconselhar os presentes, não é difícil de perceber que o congresso é um dia especial para a Universal.

Sete e meia em ponto começa o show. A multidão aglomerada nos lugares próximos do altar, cerca de três mil distribuídos pela igreja, se levanta e começa a bater palmas para a entrada triunfal do pastor, que chega aos gritos de “Palmas para Jesus!”. Israel fala alto no microfone, gesticula com força, se move constantemente e impõe-se de forma admirável, sua presença de palco é digna de um líder das massas. Nas palavras do próprio: “Se eu entrar aqui murcho, desanimado, fazer uma reunião monótona alguém vai me respeitar? Alguém vai acreditar que Jesus está em mim?”

Há algum tempo circula na Internet um vídeo gravado por um ex-pastor em que e o Bispo Macedo orienta um grupo de pastores sobre como devem atuar. Você não pode baixar a cabeça, diz ele, tem que ser um herói para o povo. E na igreja universal os pastores são mesmo ídolos, astros respeitados e obedecidos, porta-vozes inquestionáveis da palavra de Deus. A necessidade de reforçar a autoridade sobre o fiel é visível durante todo o culto. “Tá ligado?”, o pastor grita, sempre no fim de uma afirmação, ao que o público responde com dois aplausos, demonstrando atenção e obediência.


“É certo gente, a pessoa vir ao culto todos os dias, orar, participar da reunião e não ofertar?”

Não! O coro foi emblemático. Os fiéis sabem, estar na Universal e não ofertar não é certo, mas ir aos cultos e não dizimar é o mesmo que enxugar gelo no sereno. Não funciona. O público é lembrado a toda hora da importância de ofertar, pois é dando que se recebe. Recebe bênçãos. O dinheiro deve ser usado na sustentação da obra de Deus, além de servir de prova de fé. Quem se sacrifica, dando seu dinheiro à Igreja, o faz para provar que acredita no poder de Deus. E crê que ele vai mudar sua vida, para melhor. “Cada trocado será dobrado”, diz o pastor sempre, anunciando o melhor negócio do século, trocar dinheiro por mais dinheiro.

Aline disse...

Ao contrário do que acontece na igreja católica, a bênção prometida a quem participa ativamente da reunião da Universal e oferta sempre que possível não é de ordem espiritual. A grande vantagem da IURD sobre as demais religiões cristãs é a promessa do retorno garantido de suas preces ainda na terra. É muito raro ouvir pregações sobre a salvação espiritual ou o fim dos dias nos templos da Igreja de Edir Macedo. Pelo contrário, os pastores sempre pedem ao fiel que desafie Deus a tirá-lo da miséria imediatamente.

Há um momento do culto de segunda-feira em que os 318 pastores se reúnem em cima do altar, e aos gritos, de olhos e punhos cerrados, convocam o público a gritar com Deus. O enorme templo vibra com a exasperação das pessoas em furor. De todos os lados se ouvem gritos de ódio e de súplica. Ao meu lado, em um dos três congressos empresariais que visitei, havia um senhor que gritava: “quero parar de sofrer! Não agüento mais ser humilhado! Minha empresa não anda, minhas dívidas não acabam!”

O desespero das pessoas que freqüentam a Universal é evidente, um outro senhor segurava trêmulo o envelope do dízimo vazio enquanto o pastor pedia que os fiéis fossem entregar sua parte. Três é o número de vezes em que se pede dinheiro em um dia normal de culto na Universal. Logo no início, é requisitado o dízimo. Dez por cento de tudo que o fiel tiver conseguido durante a semana. Nos seis dias em que freqüentei a igreja, de 60 a 70% do público foi com o envelope na mão em direção ao altar, confirmando a situação de dizimista.

No congresso empresarial, cada vez que o pastor pede uma oferta espontânea além do dízimo, uma outra multidão atende ao pedido. É difícil de acreditar mas Israel sempre começa a rodada pedindo uma doação de mil reais ao público. Normalmente uma ou duas pessoas assinam um cheque na hora e entregam a quantia ao pastor. Em seguida o teto fica mais baixo; 500, 400, 300, 200, no final o pastor aceita qualquer moeda, mas não sem antes ter garantido muito dinheiro para a obra de Deus. Ao meu lado um pai de família assinou um cheque de 200 reais, sem hesitar. Israel grita, estimulando os fiéis a darem tudo que possuem consigo “Eu sei, senhor Jesus, que isso é uma vergonha, mas um real é tudo o que eu tenho! E eu vou te dar, porque eu quero que essa situação mude, não quero mais ser esse derrotado, andar com essa miséria na carteira! Eu quero vencer!”.

O segredo da universal é tratar dos males terrenos oferecendo soluções terrenas, dinheiro para quem precisa de dinheiro, família para quem precisa de família. E principalmente em atribuir as desgraças e infortúnios das pessoas a fatores externos, eximindo-as de qualquer culpa. Os fiéis da universal são pobres coitados, pessoas que precisam de ajuda, mas que não admitem ter cometido erro algum a não ser o de ter dado abertura a encostos pela falta de fé. O público é dominado, assiste a um espetáculo regido pelos pastores, um show convincente, com sessões de exorcismo semanais e testemunhos de fiéis bem sucedidos.

Aline disse...

A Universal cresce pois usa a linguagem do povo. E em um mundo regido pela cruel lógica do mercado, talvez não seja tão absurda a idéia de pagar pelas bênçãos de Deus. A IURD é uma empreitada bem organizada, os cultos são segmentados para garantir o fluxo de dinheiro diário de cada público, jovens, empresários, solitários, desesperados e famílias. O segredo do sucesso da Igreja Universal do Reino de Deus é oferecer pronto atendimento às necessidades do povo, ao invés de fazê-lo trilhar por caminhos tortuosos rumo a uma salvação espiritual abstrata e distante da realidade que envolve os fiéis. Quando perguntado sobre o crescimento da Universal, o pastor Maurício me respondeu: “Nós somos os únicos que ouvimos o clamor do povo”. Não deixa de ser verdade.

Unknown disse...

Caro F10!
A leitora Aline disse o que pensa sobre a igreja e em momento nenhum vou ficar "rebatendo" a opinião dela para tentar convencê-la de qualquer coisa que eu tenha escrito.
A questão é que ela é mais "homem" que você!
Postou seu comentário e será sempre bem vinda para continuar comentando no blog.
Uma pessoa que se esconde não pode ser boa coisa.
Que credibilidade pode ter uma pessoa sem identidade?
Quanto à passagem que afirma que a prosperidade é um dom de Deus, leia o texto direito e com calma que verá duas passagens que coloquei como exemplo.
Sabe ler?
Com respeito a minha paciência, é uma coisa que finalmente concordamos. Realmente não tenho paciência com mascarados que ficam tentando criar discussões em comentários de blogs da IURD. Minha paciência limita-se aos que querem aprender ou participar dos comentários como adultos. Mesmo os comentários "contra" a IURD.
Com os mascarados a minha paciência é parecida com a paciência que o Senhor Jesus tinha com os fariseus hipócritas.
E continuo afirmando que você não é homem pra se identificar e que não crê em um Deus vivo, pois tem medo de represálias por vingança! Isso é FATO!
Deus não se agrada de COVARDES! Quer que eu lhe mostre onde está escrito ou o seu cursinho de teologia gratuita pela internet lhe ensinou?
Vê se da próxima vez você ASSINA seus comentários para ter um pouco de credibilidade. Até agora não passa de um medroso querendo justificar sua covardia. Viu?
Realmente não tenho paciência com mascarados!

Fernando Covarde da Silva disse...

Caro Obreiro, eu li novamente a sua publicação como você pediu. Novamente não há nenhuma coerência entre o que você quer a firmar e os textos bíblicos que você citou. Você começa com (1Tm 6:7-10) que trata justamente de um conselho dado por Paulo a Timóteo ao cuidado que ele e os outros da igreja deveriam tomar quanto a obtenção de riquezas. Você tem tentado citar essa passagem bíblica para convencer a si e aos outros de que devemos ser prósperos e por consequência fieis as ofertas e dízimos por entendermos que o amor as riquezas é um mal(isso você não diz claramente mas é o que se passa dentro da igreja). O que você diz logo em sequencia é que esse texto nos remete a saber a diferença entre ficar rico e ser prospero(Paulo NÃO quis em sua carta a Timóteo passar essa ideia), no entanto, se Paulo tivesse essa intensão teria sido aceitável pois é uma primícia verdadeira. Você obreiro apenas está repassando ideias que te ensinam ali na igreja o tempo todo. As cartas de Paulo a Timóteo não servem como base pra dizer o que você disse. O que Paulo diz claramente é “Tendo sustento com o que vestir, estejamos contentes...” A ideia ali é clara, a recomendação é pra que aja contentamento com o que se tem e pronto. Não há um ensino voltado para que se faça diferença entre prosperidade e riqueza.
A segunda passagem que você citou foi a de (1Rs 3:13), nesse texto se tem uma manifestação do contentamento de Deus ao pedido de Salomão que não pensou em riquezas nem em glorias mas sim na sabedoria. Deus vendo que Salomão havia feito um pedido baseado na obtenção de sabedoria para dirigir a nação de Israel ele(Salomão) foi comtemplado por riquezas e glorias. Não foi dom dado a Salomão. Como Salomão pediu sabedoria o próprio Salomão usava de tal sabedoria com as finanças de Israel e suas próprias, sendo assim, se há algum dom ali este é o dom da sabedoria que diga-se de passagem podemos entender que a sabedoria dada a Salomão se encaixa perfeitamente em dois dons do Espirito Santo citados em (1Corintios 12: 8); o dom da PALAVRA DE SABEDORIA e o dom da PALAVRA DE CONHECIMENTO).
continua...

Fernando Covarde da Silva disse...

Continuando...

O texto que você usou (Ec 5:19) para confirmar a existência desse tal dom dado a Salomão é de uma tremenda falta de boa interpretação dos textos bíblicos. Se você ler todo o livro de Eclesiastes você verá que o escritor quando fala sobre riquezas, bens e etc ele passa a ideia de que primeiro são vaidade e segundo de que quem sabe usufruir o bem do seu trabalho possui dom pra isso. A prova de que o texto reflete a ideia de que o dom citado se refere ao SABER USUFRUIR DE SEU TRABALHO está logo adiante no capitulo 6 versos 1 e 2 onde o escritor completa seu raciocínio dizendo: Há um mal que vi debaixo do céu, e frequentemente entre os homens: O homem a quem Deus deu riquezas, bens e glória e nada lhe falta, de tudo o que sua alma deseja; MAS DEUS NÃO LHE CONCEDE DESFRUTAR DISSO, ANTES O ESTRANHO O DESFRUTA. Isto é vaidade e triste desventura.” Isso obreiro completa o que ele diz no 5:19. No 5:19 as palavras “...isto é dom de Deus.” se refere ao usufruto das riquezas, de saber lhe dar com isso. Em Eclesiastes obreiro o escritor muito ao contrario de tudo o que você quer afirmar, quer passar a ideia de que tudo na vida é vaidade. Porém, quero deixar claro que em momento nenhum eu quero dizer que não devemos adquirir bens ou riquezas assim como o escritor de Eclesiastes também não quer dizer isso. O grande escritor Salomão dá ali em Eclesiastes um verdadeiro exemplo de humildade diante da vida fazendo reflexões profundas sobres seu próprio ser. É um livro poético assim como outros da bíblia de profundo apelo emocional, filosófico e existencial. Diga-se de passagem obreiro Fabio que Eclesiastes não pode ser interpretado de forma puramente literária pois ele utiliza figuras e alegorias para transmitir o que ele senti, por exemplo: “O néscio cruza suas mãos e come a própria carne”(Ec 4:5). “Virei-me outra vez e vi outra vaidade debaixo do sol”(Ec 4:7). Alguém consegue cruzar as mãos e comer a própria carne? A vaidade é uma pessoa que possa ser vista? No entanto, obreiro Fabio, saiba que mesmo eu não tendo nem curso profissional de teologia ou simplesmente um “cursinho gratuito de internet” te recomendo que algum deles você faça.
Continuando seu texto, você termina voltando a (1Timotio 6: 11-19) para completar seu raciocínio irracional. Meu caro, usar o texto de (1Timoteo 6: 11-19) para dizer que temos que buscar o dom da prosperidade é algo de maluco. Se você usasse os textos de Eclesiastes de maneira real eu daria todo apoio as seu ultimo paragrafo em especial a primeira parte dele que inicia com “E lembre-se” e termina com “familiar”. Ai sim você teria sucesso. Agora, interpretar mal Eclesiastes e citar Timóteo pra no final das contas passar a ideia de que prosperidade é dom, eu não engulo isso. Como já disse você de forma ingênua tem publicado ideias que (eu digo) não serem nada ingênuas da parte dos bispos da sua igreja. Eles sabem que o teor das palavras de Cristo não se baseia em vida terrena. Mas eles nunca vão explicar isso a vocês pois isso não enche igreja.
Fico em meio a risos ao ver você achar ruim eu não me identificar. É tão bizarro, que em nome de uma identificação você deixou de rebater a essa Aline que escreveu um texto fortíssimo de cunho muito mais pessoal do que o meu, pois por mais que eu tenha utilizado de certa dureza eu de alguma forma levo para a bíblia(cito bíblia pra rebater) as minhas indignações. Porém a Aline foi muito mais ao pessoal do que eu tanto que ela não cita bíblia. Você disse que meus comentários não tem credibilidade por eu não me identificar e eu te pergunto, se eu me identificar eles passarão a ter credibilidade? Fala serio!!

Fernando Covarde da Silva disse...

continuando...

Mas com o passar dos comentários você me deu uma identidade a mais da qual vou passar a usar uma vez que acredito que dentro de sua mente o F10, o João, o Frederico ou qualquer que fosse meu nome, eu não passaria de um covarde. E acredito que não passo de um covarde não pela falta da importantíssima identidade, mas porque estou te confrontando. E a coisa mais natural do planeta em que vivemos é que um membro da IURD veja como covardia os confrontos a eles feitos.
Atendendo aos pedidos e para o bem geral da nação eu digo(batam os tambores!!!!) que meu nome ééééé... meu nome ééé.... Fernando Covarde da Silva. Veja que coisa legal, Fernando sou eu, Covarde é o que você acredita que sou e o da Silva é o mais popular dos sobrenomes e reflete a popularidade da Internet. Assim então eu agrado a todos!!
Esse ainda não é o meu ultimo comentário no seu blog como eu disse anteriormente que vou faze-lo. Saiba que uma das características mais dignas de um protestante é o confronto levado para a bíblia, de modo algum ache isso ruim pois o conhecimento da bíblia é o que nos fortalece e nos assegura num mundo onde a apostasia tem dominado a quase todos.
Viva a liberdade,?! viva!!! Viva ao confronto através da bíblia?! Viva!!! Viva aos cristãos verdadeiros?! Viva!!! Viva ao Obreiro Fabio?! Viva!!! Viva a seu blog?!! Viva!!! Viva ao Fernando Covarde da Silva?! Viva!!! Viva a vida em seus amores e dessabores?!! Viva!!
Lâmpada para meus pés é a tua palavra, e luz para meu caminho. (Salmos 119:105)

Valeria Ramos disse...

Se alguém acha que vai convencer o pessoal da Universal de que vivem numa ilusão, pode desistir! Nem mesmos os videos mostrando a artimanha do Bispo e nem a sua cara de pau em comprar uma emissora de TV inteira e colocar em seu nome foram capazes disso. Ele tem um talento incrivel de sair da saia justa e fazer disso um palanque. O que ocorre em igrejas como a Universal é o mesmo que ocorre na igreja Catolica, ou seja, no catolicismo 90% dos catolicos sabem hoje que as imagens são antibliblicas mas mesmo assim continuam fieis as aos santos e a fé catolica. Na Universal as pessoas no fundo sabem que há algo errado mas não adimitirão isso nunca.

Filipe Oliveira disse...

A inveja é demais obreiro Fabio. Essas pessoas se icomodam com o crescimento da IURD porque vivem da mesmice!

Candido Benicio disse...

Não vou citar apoio a ninguém. Só acho que a biblia deve prevalecer sempre. Mas a biblia é bem complexa. Tive um professor de religião na minha juventude que não acreditava em Deus e ensinava a gente a ver discordancias na biblia. Como fui e era aluno também na escola biblica dominical eu sempre de uma forma que não sabia o porque não concordava com meu professor. Isso me ajudou muito a não cair nas ciladas do mundo. Meu filho hoje é aluno frequente da escolinha dominical e vejo como pai como é importante ensinar as crianças e jovens os conteudos biblicos. Todos os domingos ele acorda todo empolgado pra ir pra igreja. Não sou da Universal mas tenho parentes lá. Bom, não vou fazer nenhum comentario aqui pois aprendi que tudo tem o seu tempo. Paz a todos!!

Unknown disse...

Ha ha ha ha ha!
Agora tem nome e sobrenome!
Mas ficaria mais completo se fosse "Fernando Covarde da Silva Teólogo de Araque"!
Tinha que ser um ex-IBURD da IURD mesmo!
Continue escrevendo suas teorias aqui no blog. Tá me trazendo audiência!
Obrigado Covardão!
Mas não vou lhe dar mais atenção, não!
Não se joga pérolas aos porcos!

Fernando Covarde da Silva disse...

Caro Obreiro Fabio, aqui estão minhas ultimas palavras em seu blog. Não o faço por escassez de ideias, reflexões ou entendimento assim como também não é motivado por raiva do conteúdo de seu blog ou da sua pessoa, mas simplesmente porque tenho que entender o momento de parar. Nesse dias em que trocamos farpas pude analisar suas reações assim como também as minhas próprias e as reações são boas formas de entendermos melhor a personalidade das pessoas. De modo geral hoje vejo que sua personalidade pra mim é a de uma pessoa teimosa e arredia com boas dozes de certa imaturidade pra não dizer infantilidade. Quanto a mim você também deixou claro que não passo de um ex-IURD covarde que quis se promover e causar certo alvoroço. Mas não um ex-IURD por não ter ficado ali tempo suficiente pra tal, posso dizer que fui um frequentador que usou, veja só, da fé inteligente e não aceitou continuar num lugar que não me tratavam ou me incentivavam a ser realmente inteligente.
Mas sempre estive envolvido com pessoas dali direta ou indiretamente e até hoje posso afirmar que só conheço duas pessoas de lá que são agradáveis em se conversar, ambas obreiros. Por esse motivo por mais que eu faça duras criticas sou consciente de que há pessoas ali que merecem ser respeitadas e entendo que em breve elas não estarão mais ali por não se encaixarem com as vontades dos pastores e bispos. Posso afirmar também que dentro de minha casa tenho uma pessoa que é dai e essa mesma me dá a cada dia uma aula de como não ser cristão. Mas não baseio minhas analises apenas no descontentamento á essa pessoa mas no todo, ou seja, nas demais pessoas e na obvia observação que faço aos ensinamentos que são dados pelos pastores e em especial já que é dele parte tudo, do Sr. Bispo Edir Macedo.
O Bispo é uma pessoa brilhante. Qualquer observador irá compara-lo a pessoas como Silvio Santos que de camelô se tornou um grande apresentador e tele-apresentador dono de uma emissora. A diferença estaria no meio pelo qual chegaram ao sucesso. Enquanto Silvio Santos trilhou um caminho onde seu talento de maneira legal o fizeram emergir o Bispo Macedo usou a fé alheia e meios obscuros para chagar onde queria. No mundo dos grandes empresários, nas corporações e no meio executivo publicitário ele é aplaudido por aqueles que não estão nem ai para a forma como se chega ao poder e ao sucesso e sim em conseguir o que se quer. Nesse meio o Bispo não é Bispo e sim Edir Macedo. Ao contrario que se possa imaginar a Globo hoje não revela mas tem certa admiração ao Edir Macedo pois no meio das cobras ele está a cada dia sendo respeitado por ser mais uma entre elas. O receio dos seus inimigos se tonou em analise e observação. Se a Globo conseguiu ser o que é usurpando, enganado e submetendo o povo ao monopólio o Edir Macedo fez o mesmo e por isso a ficha deles estão caindo a cada dia de forma que a expressão mais comum deles em relação ao Macedo é “ele é mais um de nós”. Isso tem servido pra eles como forma de jogar um jogo diferente.

Fernando Covarde da Silva disse...

O Bispo que lá fora é conhecido como Edir Macedo também a cada dia assim é conhecido pelos evangélicos. Um homem de sucesso e de talento inegável. Possui uma oratória que convence. Possui um talento incrível de fazer de suas desgraças e infortúnios um palanque. Quem não se lembra do episodio da prisão? Pois ele colocou sua foto na prisão lendo a bíblia dentro da cela como capa de sua auto biografia. Uma jogada de mestre. O que diria Paulo que tantas vezes esteve preso? Mas o interessante é que ele foi preso por acusações de sonegação e evasão de divisas e não pela pregação do evangelho. Paulo não foi preso porque era acusado e charlatanismo e sim porque pregava as palavras de cristo. Quantos pastores nesse país foram perseguidos? Quantas igrejas foram apedrejadas? Inúmeras, e nunca fizeram disso um motivo de orgulho. Mas para o Bispo é diferente, é preciso mostrar a todos que ele foi preso injustamente, é preciso passar a ideia de homem inocente nas mãos dos malfeitores. O resultado dessa artimanha é o endeusamento de sua pessoa, é ser visto como um ser sem igual pelos fieis, é cegar os fieis aos problemas e perseguições históricas feitas em todos os tempos da igreja de Cristo nessa terra e por isso acharem que o Bispo e a IURD são os maiores e únicos perseguidos da historia da qual eles mesmos não conhecem.
O Bispo formou na IURD um bloqueio mental para os membros. Ele usa velhas táticas psicológicas para prender os seus fieis. Entre elas estão: a ideia de que a IURD e ele são perseguidos, a ideia de que as outras igrejas possuem pouca fé ou fé emocional, a ideia de os estudos bíblicos de nada servem, a ideia de que todos são demoníacos, o método de jogar a IURD contra as outras igrejas, o método de ser contra qualquer ideia defendida pelas outras igrejas, o método do ser franco pra passar ideia de que ele não é hipócrita e por ai vai!!
E esses métodos tem sido tão bem aplicados que os membros da IURD são incapazes de perceber isso. O Bispo fala dos pentecostais mas age pior do que eles, fala do Santiago mas já agiu como ele, fala da Globo mas faz o mesmo que ela. Ele é tão esperto que trata os outros evangélicos como se não fossem cristãos e os fieis da IURD como sendo mais do que evangélicos. É como se a IURD fosse algo além, fosse uma igreja á parte, fosse A IGREJA!
Dentro da IURD como bem disse a Aline em seu comentário, os pastores são como estrelas. E eu posso afirmar que acontece de fato. Os pastores com suas roupas muito bem passadas ora brancas ou azuis passam um ar de autoridade sem igual. E se tem um publico que é iludidíssimo com isso são as mulheres. As mulheres como qualquer idiota sabe são sensíveis e se tem algo que meche com essa sensibilidade é o poder. O ar de poder que os pastores transmitem chama a atenção desse publico e causa admiração dos homens que por sua vez almejam chegarem um dia nesse patamar. O Bispo diz que não se deve dar lugar as emoções mas se vale de cânticos ministrados pelos tecladistas que tocam musicas que emocionam.

Fernando Covarde da Silva disse...

E aqui quero abrir uma questão interessante. Que fé racional é essa pregada pelo Bispo? Ora, a fé é um dom que é dado a quem o Espirito quer, além, de que não é nada racional ou inteligente( o Espirito Santo é inteligente mas a fé em si não é). Eu não posso racionalizar a fé, eu não posso interpretar a fé com meu raciocínio humano. A fé nada mais é do que o descrito em Hebreus 11:1. Entendo que a tentativa do Bispo é a de dar um ar de intelectualidade á fé dos membros da IURD. Ele passa a ideia de que a fé dentro da IURD é racional enquanto que a fé das outras igrejas é emocional e de nada serve. Isso é coisa de safado!!!
Outra situação que anda junto como essa é o que pra mim está mais do que provado dentro de minha casa. Os membros da IURD em nome dessa fé racional e inteligente se tornaram pessoas secas, duras e sem sentimentos de amor, perdão, misericórdia e compaixão pelos outros. Agem constantemente negando os bons sentimentos oriundos dos frutos do Espirito Santo que são: AMOR, GOZO, PAZ, LONGAMINIDADE, FIDELIDADE, MANSIDÃO E DOMINIO PROPRIO, registrados em (Gálatas 5: 22-23). Mas não poderia ser diferente uma vez que o Bispo transmiti aos fieis da IURD absoluta falta de no mínimo três desses frutos( paz, mansidão e domínio próprio). Ele passa aos fieis que seus atos são por amor, fé, coragem, honestidade e etc. E isso causa anestesia mental nos fieis que não conseguem ver o nervosismo, a guerra, vingança e impaciência do Bispo. Ele com essa artimanha está acima de qualquer critica e desconfiança por parte de seus fieis.
De modo geral o Bispo Edir Macedo nada mais nada menos do que tudo que já fez e continua fazendo é um sujeito digno de ser preso e condenado para que lá ele se arrependa do que fez com uma geração de pessoas de boa fé que estão vivendo na sequidão da vida com Deus. Ao Bispo vale a passagem de Paulo em 1Timoteo 3:7 que recomenda aos bispos o seguinte: “E deve ter bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em DESCREDITO e no laço do diabo”. Se ele não tem credito dos que estão de fora isso me leva a crer que ele já caiu no laço do diabo a muito tempo.

Fernando Covarde da Silva disse...

Sua manifestação Obreiro de repudio ao meu suposto curso de teologia se dá por dois motivos. O primeiro é que o Bispo é conhecido desde que fundou a IURD por menosprezar a teologia e ele ao longo do tempo explorou esse raciocínio a fim de que seus membros e pastores não façam teologia. Ele afirma que a teologia de nada serve(o que é uma verdade pois a teologia não salva ninguém) mas ele próprio é formado, graduado e doutorado em veja só, TEOLOGIA!! Confira no blog dele Obreiro, no link BIOGRAFIA. O segundo motivo obreiro é que pessoas como você não entendem como alguém pode citar textos bíblicos e dissertar sobre eles como eu fiz, eu sua cabeça oca eu uso os recursos da teologia para te rebater. Mas te pergunto, e se eu usasse? Eu não poderia? Pessoas como você veem um crente passar com bíblia na mão e dizem consigo mesmos “olá o crente sabe tudo! Sabe de bíblia mas não sabe de Fé!” . Pessoas como você Obreiro não sabem patavinas do que falam, pegam trechos bíblicos pra afirmarem coisas inexistentes. O Bispo meu caro como formado que é sabe muito bem que os ensinos empregados por ele são errôneos mas ele é covarde! Tão covarde que não incentiva vocês a fazerem uma Teologia e muito menos a lerem a palavra de forma franca, sem apego a igreja. Conheço rapazes de 15 anos que dão um chocolate em qualquer pastor aos 40 da IURD. Pastores que quando perguntados sobre certos assuntos dão conselhos que vão contra os mandamentos da palavra. Conheço uma mulher que foi pedir oração ao pastor lá na Catedral do Rio de Janeiro, ela disse ao pastor que o seu marido era de outra denominação e que ela estava sofrendo com isso porque ele estava se sentindo sozinho na vida pois ela não o acompanhava para igreja dele, o pastor então deu seu conselho demoníaco “ se separa dele”. Safado, ordinário!! Pastor de araque!! Sabe por que ele deu esse conselho Obreiro? Porque não sabe coisa nenhuma de bíblia, não vive a palavra. Vive de fazer descarrego e pedir dinheiro a mando de seu patrão. E você acha que ele é o único, e que fez sem querer querendo? Pois saiba que não, ele é só mais um que deveria pegar uma inchada e capinar a roça! Desocupados que em nome da igreja são capazes de destruir famílias, fazer lavagem cerebral nas mentes e virar as pessoas de ponta cabeça para que caia a ultima moeda.
Esse conhecido relatou a mim o que houve e eu disse a ele, já entendi tudo. Passamos a orar fielmente e em pouco tempo sua esposa estava de volta aos choros de perdão. Hoje ela diz pra todos que quiserem ouvir, nunca peça conselho de qualquer pessoa da IURD. E muitos outros casos foram a tona uma vez que ela esteve prestes a se tornar obreira e sabia de muitos casos como esse.
O seu líder ensina isso a vocês. Coloca reportagens que parecem que quer alertar mas qualquer um sabe de suas verdadeiras intenções.
No demais Obreiro Fabio, confesso que sou indignado porque vejo claramente o que se passa ao meu redor e meu senso de justiça é alto. Não me conformo de ver pessoas serem tratadas como fantoches nas mãos de espertalhões.
Sei que um dia toda a verdade virá a tona. A partir de agora você está livre de mim. Não terá mais um sujeito abusado pra te confrontar.
Se falei muito do Bispo nesse ultimo comentário é por saber que ele é o responsável pelo que está acontecendo. Saiba Obreiro que a IURD é somente mais uma denominação nesse mundo de nosso Deus e que o Bispo é só mais na multidão de lobos vestidos de ovelha.
Não se iluda com o tamanho da IURD pois quanto maior for o tamanho maior poderá ser a queda.
Assinado: Fernando Covarde da Silva (conhecido como F10)

Roberto disse...

Fortissimo tudo isso!! É bom sempre analizarmos tudo a nossa volta mesmo pois igreja pura e santa só quando estivermos com Senhor!!

Unknown disse...

Meu Deus!
Realmente a sua Palavra está se cumprindo em Mateus 18:7 Mateus 24 , Lucas 17 . Amados orem uns pelos outros não fiquem aí se debatendo, querendo provar quem conhece mais, sei que o coração do homem é terrível, mas se vocês analisarem as escrituras , esta escrito, que a discussão é falta de sabedoria. A Onde fica o testemunho do Cristão. Vou orar por todos vocês, que Deus abençoe todos.

Unknown disse...

Meu Deus!
Realmente a sua Palavra está se cumprindo em Mateus 18:7 Mateus 24 , Lucas 17 . Amados orem uns pelos outros não fiquem aí se debatendo, querendo provar quem conhece mais, sei que o coração do homem é terrível, mas se vocês analisarem as escrituras , esta escrito, que a discussão é falta de sabedoria. A Onde fica o testemunho do Cristão. Vou orar por todos vocês, que Deus abençoe todos.

Anônimo disse...

Eu hein, enquanto vcs discutem muitas pessoas e almas se perdem. Gente que acha que sabe demais, por isso que "só sei que nada sei", o que vcs ganharam com tudo isso mesmo?

Anônimo disse...

OLA ESTOU ESTUDANDO PRA ENTENDER A PALAVRA DE DEUS ENTREI AQUI VI OS COMENTÁRIO DOS SENHORES VEJO UMA DIVISAO ENTRE CADA UM, EM LUGAR DE BRIGAR PORQUE CADA UM FAZ UM COMENTARIO DE APOIO INSENTIVANDO FICA BRIGANDO OBREIO OU PASTOR OU SEJA OQUE FOR VC DE MOSTRA PRA QUEM ESTA SAINDO DO MUNDO QUE E DIFERENTE ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS TEM PESSOAS QUE VEEM ISSO PENSA TA PIOR QUE NO MUNDO # LEMBRE SOMOS ESPELHO DE DEUS
'A PALAVA CONVENCE MAS O EXEMPLO ARRASTA' NAO SE PREOCUPEM SO COM SUA ALMA PENSE NAQUELES QUE ESTAO CHEGANDO AGORA NA VIDA CRISTA
FICA A DICA

newer post older post Home