sexta-feira, 1 de julho de 2011

A revolta de Jefté

   Jefté era filho de uma prostituta e além disso foi expulso de sua parentela pelos seus irmãos, perdendo a herança de seu pai. Com a vida totalmente desgraçada ele passou a viver com homens levianos sem ter nenhuma chance de mudar de vida.
   Mas mesmo nesta situação Jefté era conhecido por sua valentia. Por isso, quando os filhos de Amom pelejaram contra os filhos de Israel, Jefté foi chamado para liderar o povo em combate.
   Eis aí a oportunidade. Jefté fez até um desafio com os anciãos de Israel:
   - "Se me tornardes a levar para combater contra os filhos de Amom, e o SENHOR mos der a mim, eu vos serei por cabeça?"
   E assim foi aceito o desafio pelos anciãos. Jefté não poderia perder esta oportunidade de virar a mesa.
   De miserável passaria a líder do povo de Israel, mas era necessário vencer a guerra. Até que fez um voto com Deus. Um voto de sangue.
   - "Quem primeiro da porta da minha casa me sair ao encontro, voltando eu vitorioso dos filhos de Amom, esse será do Senhor, e eu o oferecerei em holocausto."
   Assim Deus honrou Jefté. Os filhos de Amom perderam com "mui grande derrota" e Jefté voltou vitorioso para casa. Eis que a primeira que saiu ao seu encontro foi sua filha única, pois Jefté não tinha mais nenhum filho homem ou mulher.
   Jefté rasgou suas vestes e chorou por sua filha porque tinha voto com o Senhor e não voltaria atrás. E assim Jefté honrou ao Senhor e se tornou líder de Israel e não perdeu nenhuma guerra.
   Esta é a nossa fé nesta fogueira santa!
   Sangue por sangue. Honra por honra. Espada por espada!

Deus abençoe a todos.

0 comentários:

newer post older post Home